No amor não existe medo; antes o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.Nós amamos porque ele nos amou primeiro. (1 João 4 :18,19)
Estudaremos, O Medo, um grande inimigo dos relacionamentos e oposto do Amor. A Bíblia diz que quando não há amor o medo impera produzindo tormento. Temer a Deus é necessário, mas não podemos ter medo de Deus. Existe uma diferença entre temor e medo. O temor é respeito, já o medo é uma fraqueza.
O amor é base de todo relacionamento
Só podemos amar alguém se tivermos recebido o amor de Deus porque o amor do homem é baseado em troca e o ser humano tem que receber para poder dar. O amor nos relacionamentos é como uma rua de mão dupla por isso não conseguimos relacionar apenas nos doando. Quando a relação não tem amor e respeito como base passamos ter medo do outro e isso nos inibe.
Ansiedade e Controle
O medo produz dois tipos de sentimentos: Ansiedade e Controle.Quando temos muito medo tendemos a ser controladores, pois a insegurança produz o controle. Mas precisamos entender que o amor não é imposição. Se as coisas não saem como planejamos entramos em pânico. E junto do pânico vem à depressão, um dos grandes males do século XXI. Não adianta termos uma sociedade, que de certa forma tem controle de muito coisa, mas que teme o futuro.
Às vezes controlamos quase tudo a nossa volta... Mas não conseguimos controlar nossas emoções!
O medo gera a ansiedade que é a tentativa de controlar o que não pode ser controlado. Portanto, como já foi dito o controle e a ansiedade andam juntos com o medo.
Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. (Gênesis 3 :10)
Adão quebrou a aliança! E teve medo de ser rejeitado por Deus. Por medo as pessoas se enchem de máscaras, escondendo com isso, sua nudez emocional. A Bíblia diz que Adão se cobriu, e o ser humano muitas vezes tenta se cobrir com sua justiça própria.
O ser humano tem medo de ser rejeitado, com isto ele busca capas para se cobrir. E muitas vezes as pessoas têm tanto medo de serem amadas que costumam mandar embora as pessoas que as amam.
Medo do abandono
Especialistas como psicólogos e psiquiatras descrevem que pessoas que cresceram na dieta do abraço, elogio, de receber amor ou dar amor ficam extremamente incapacidades de ter intimidade. É como sair de um lugar escuro e olhar para o sol brilhante, seus olhos não estão preparados para o calor.
Transformação
Quando muitas pessoas chegam na casa de Deus, começam a ser transformada. O amor de Deus penetra no coração e alma. Não devemos ser amados pelo nosso título, beleza, dinheiro e sim pelo que somos. Isto que faz a diferença! Mas temos que dar o primeiro passo e pedir para sermos renovados.
Existem pessoas que conseguem dar muito afeto para os outros, mas não conseguem receber. O amor é uma energia poderosa que precisa de troca.
Deus quer tirar nosso medo de ser amado ou rejeitado. ELE quer nos ver praticando o Amor!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário